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@TechReport{LoureiroAndrNasc:2020:CaReSó,
               author = "Loureiro, Anna Isabel Silva and Andrade Neto, Pedro Ribeiro de and 
                         Nascimento, Victor Fernandez",
                title = "Caracteriza{\c{c}}{\~a}o de res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos 
                         urbanos dos munic{\'{\i}}pios paulistas por setor 
                         censit{\'a}rio",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2020",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
             keywords = "res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos, aterros sanit{\'a}rios, 
                         {\'a}reas restritivas.",
             abstract = "O aumento da urbaniza{\c{c}}{\~a}o e populacional, a 
                         industrializa{\c{c}}{\~a}o e o estilo da produ{\c{c}}{\~a}o em 
                         massa e do descart{\'a}vel, s{\~a}o os grandes respons{\'a}veis 
                         pelo aumento da gera{\c{c}}{\~a}o de res{\'{\i}}duos 
                         s{\'o}lidos urbanos (RSU). Aterros sanit{\'a}rios s{\~a}o uma 
                         op{\c{c}}{\~a}o segura para a destina{\c{c}}{\~a}o final 
                         desses RSU, por serem {\'a}reas especialmente preparadas com o 
                         objetivo de minimizar impactos ambientais, al{\'e}m de evitar 
                         danos {\`a} sa{\'u}de p{\'u}blica. A identifica{\c{c}}{\~a}o 
                         apropriada da localiza{\c{c}}{\~a}o dos aterros sanit{\'a}rios 
                         pode evitar efeitos indesej{\'a}veis a longo prazo. Por{\'e}m, 
                         encontrar novas {\'a}reas para a implanta{\c{c}}{\~a}o de 
                         aterros sanit{\'a}rios est{\'a} se tornando cada vez mais 
                         dif{\'{\i}}cil devido {\`a} crescente 
                         conscientiza{\c{c}}{\~a}o ambiental, legisla{\c{c}}{\~o}es 
                         rigorosas e oposi{\c{c}}{\~a}o pol{\'{\i}}tica e social. 
                         Sabe-se que adotar fatores ambientais restritivos {\'e} 
                         importante para evitar a contamina{\c{c}}{\~a}o dos recursos 
                         naturais, assim como adotar fatores socioecon{\^o}micos {\'e} 
                         necess{\'a}rio para reduzir os custos financeiros e a 
                         oposi{\c{c}}{\~a}o p{\'u}blica. Neste trabalho foram elaborados 
                         cen{\'a}rios de restri{\c{c}}{\~o}es para o estado de S{\~a}o 
                         Paulo considerando as legisla{\c{c}}{\~o}es dos Estados Unidos 
                         (US), Europa (EU), Brasil (BR) e World Bank (WB). Observou-se, 
                         dentre as quatro legisla{\c{c}}{\~o}es analisadas que as leis do 
                         BR, WB, EU e US est{\~a}o ordenadas da maior para a de menor 
                         restri{\c{c}}{\~o}es, e se adotadas restringem aproximadamente 
                         56%, 37%, 31% e 12% do territ{\'o}rio paulista. Se considerarmos 
                         a legisla{\c{c}}{\~a}o brasileira, que {\'e} a mais restritiva 
                         em compara{\c{c}}{\~a}o com as outras restri{\c{c}}{\~o}es, o 
                         crit{\'e}rio adotado mais restritivo {\'e} dist{\^a}ncia de 
                         aeroportos. Al{\'e}m disso, foram elaborados cen{\'a}rios para o 
                         estado do Rio Grande do Sul, considerando essas mesmas 
                         legisla{\c{c}}{\~o}es, faltando apenas os dados espaciais 
                         dist{\^a}ncia de {\'a}reas alagadas e declividade m{\'a}xima 
                         para ter uma an{\'a}lise completa tamb{\'e}m para esse estado. 
                         Este tipo de an{\'a}lise espacial permitiu comparar quais 
                         legisla{\c{c}}{\~o}es internacionais ou nacionais s{\~a}o mais 
                         ou menos rigorosas para a implanta{\c{c}}{\~a}o de aterros 
                         sanit{\'a}rios, bem como qual a porcentagem do territ{\'o}rio do 
                         estado de S{\~a}o Paulo onde a constru{\c{c}}{\~a}o dos aterros 
                         {\'e} proibida. Estas informa{\c{c}}{\~o}es ser{\~a}o de 
                         extrema import{\^a}ncia para a pr{\'o}xima etapa do trabalho, 
                         que ser{\'a} mapear os aterros j{\'a} existentes a fim de 
                         verificar se est{\~a}o localizados em {\'a}reas permitidas para 
                         esse tipo de estabelecimento.",
          affiliation = "{Universidade Federal de S{\~a}o Paulo (UNIFESP)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal 
                         do Rio Grande do Sul (UFRGS)}",
             language = "pt",
                pages = "36",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43SFGHP",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43SFGHP",
           targetfile = "PIBIC - Anna Isabel Silva Loureiro - Relat{\'o}rio Final..pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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